Ter uma boa pronúncia ou escrever relativamente bem não significa que uma pessoa é fluente em um idioma, pelo menos não oficialmente. Para determinar se um aluno tem ou não determinado conhecimento, é necessário avaliar em qual dos níveis de inglês ou outro idioma ele se encontra.

Cada instituição de ensino que oferece o ensino de um segundo idioma define os parâmetros para avaliar os alunos. Neste post, conheça melhor quais são os níveis de inglês e o que você pode fazer para avaliar seus estudantes quanto ao ensino da língua dessa língua. 

Quais são os níveis de inglês? 

Avaliar os níveis de inglês da turma é essencial para que o professor possa preparar a aula com base no que os estudantes realmente sabem ou não sobre determinado idioma. Mesmo que a aula seja igual para todos, o aprendizado é individual, pois cada pessoa tem mais facilidade de aprender do que outras. 

Dessa forma, o professor poderá adequar as aulas para nivelar todos os estudantes, sem deixar alguém em desvantagem no aprendizado. Geralmente, as escolas de idiomas oferecem turmas divididas de acordo com padrões internacionais, como o CERF. 

Estabelecido pelo Conselho da Europa, o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é responsável por definir métricas para avaliar o nível de domínio de idiomas como o inglês em todo o mundo, de acordo com diversas habilidades de competência linguística. 

Segundo o CEFR, existem seis níveis de inglês que determinam o que cada pessoa sabe fazer: A1 (elementar), A2 (elementar), B1 (intermediário), B2 (intermediário), C1 (independente) e C2 (independente).

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Elementar

Os dois níveis iniciais referem-se ao domínio básico do idioma, no qual o aluno começa a ter contato com a língua. São voltados para pessoas que nunca tiveram experiências com o inglês ou entendem expressões fáceis e usadas no dia a dia, como os dias da semana, cores e alimentos.  

No A1, o vocabulário é raso, e a pessoa ainda não é capaz de compreender frases, realizar a leitura de um texto ou fazer uma conversação nesse idioma. 

No segundo nível básico, o A2, o aluno começa a ter um repertório maior de expressões e frases, podendo até mesmo realizar conversação básica no idioma com outras pessoas. 

Intermediário 

O nível intermediário significa que o aluno passou pelo nível básico e consegue improvisar no idioma, mas ainda não adquiriu competências suficientes para passar para o nível mais avançado. Assim, o aluno consegue compreender e reproduzir tópicos de um diálogo mais elaborado, além de entender melhor um texto em inglês.

O nível B1 proporciona que o aluno possa escrever e entender um diálogo em inglês, além de ouvir e compreender conversas um pouco mais complexas que o nível anterior.

No B2, o aluno está mais próximo de chegar à fluência no idioma. Nesse nível, ele tem uma compreensão mais avançada, com pronúncia correta das palavras, inclusive realizando uma conversação com nativos do idioma sem grande dificuldade. 

Avançado 

O avançado, que também é dividido em dois níveis, significa que o aluno tem um alto domínios do inglês, pois consegue se comunicar de forma espontânea e sem travas em praticamente todos os espaços de convivência (social, acadêmico, profissional…). 

O nível avançado é uma exigência feita pela maioria dos programas de intercâmbio, principalmente tratando-se de universidades do exterior. 

Porém, alcançar o nível C não significa necessariamente que a pessoa seja fluente na língua, já que ela ainda pode ter algum tipo de dificuldade. Por isso é tão importante que a prática de um idioma seja constante. 

O nível C1 requer que o aluno utilize frases e expressões complexas, e também de conseguir escrever textos acadêmicos sem dificuldade. Além do mais, o aluno deve entender com clareza os diálogos e desenvolver um raciocínio dentro do idioma.  

Já no C2, o mais alto nível que alguém pode chegar em um idioma, segundo o padrão internacional, o aluno tem praticamente o mesmo domínio que uma pessoa nativa na língua, e demonstra ter alta proficiência na escrita, leitura e escuta do inglês. 

Saiba como avaliar o nível de inglês dos alunos 

A seguir, veja quatro dicas de como avaliar o nível de inglês dos seus alunos. Vale ressaltar que eles podem ser adequados conforme a escala de avaliação da instituição de ensino e metodologia. 

Testes de nivelamento 

Os testes de nivelamento podem ser aplicados em todos os níveis, pois determinam qual nível de fluência no idioma o estudante se encontra. Com isso, o professor pode encaixar o aluno na turma equivalente ao nível de inglês no qual ele se encontra.

Não há um modelo padrão de avaliação, pois cada pessoa aprende de determinada forma, assim como cada instituição tem seus níveis de avaliação de ensino. Entretanto, a escola pode adotar algum padrão internacional oficial, como o CEFR.

O modelo mais comum de teste de nivelamento é por meio de aplicação de uma prova escrita e oral. Mas você pode também aplicar um quiz ou questionários online com perguntas e respostas. 

A avaliação pode contemplar apenas a escrita, escuta, leitura ou conversação, ou todos esses elementos. Cada escola de idioma ou que tem educação bilíngue, geralmente, costuma elaborar um teste de acordo com o conteúdo curricular previsto para o ensino do inglês na instituição.

Listening

O listening é uma prática conhecida no ensino de idiomas. Trata-se de expor o aluno a diálogos em inglês, para ele escutar e compreender a conversa, além de aprender como é a pronúncia das expressões.

O professor pode adotar os padrões internacionais e aplicá-los no listening e, assim, compreender o nível de escuta e compreensão no qual o estudante se encontra. Há diversas formas de avaliar dessa forma, como pedir para que o aluno identifique verbos ao ouvir uma música ou assistir um filme em inglês sem legenda. 

Conversação

Em qualquer idioma, a conversação é fundamental para a fluência em outra língua, incluído o inglês. Essa é uma das competências mais solicitadas por empresas e programas de intercâmbio. Assim, o professor também pode avaliar o nível de inglês do aluno por meio da conversação. 

A conversação é essencial para que o aluno possa fixar o conteúdo, treinar a gramática e a pronúncia das expressões. Considerando o conteúdo ensinado na sala de aula, o professor pode avaliar o nível de inglês do aluno com base no grau de entendimento que o estudante apresenta em um diálogo com outras pessoas. De preferência, os diálogos devem ter como base situações cotidianas. 

Exames internacionais de proficiência

Os níveis de inglês também podem ser mensurados por meio de exames de proficiência, avaliações padronizadas aplicadas em universidades do mundo para o processo de admissão nos seus respectivos programas de intercâmbio. No Brasil, eles são aplicados por instituições oficiais que representam determinado idioma. 

Os mais conhecidos para o inglês são o TOEFL, IELTS e os exames de Cambridge. Como esses testes são padronizados e abrangem a escuta, leitura, conversação e escrita, o professor pode se basear nessas avaliações para identificar o nível de inglês dos alunos. 

Entendeu como saber o nível de inglês dos estudantes?

Chegamos ao fim deste post, e esperamos que nossas informações possam ajudar você a avaliar melhor os níveis de inglês dos seus alunos. Mas se você quer subir o nível do inglês na sua escola, que tal considerar um programa de educação bilíngue?

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