A introdução de novas línguas no currículo escolar é um dos maiores benefícios que os estudantes podem ganhar de uma escola. Em um mundo cada vez mais globalizado, os que dominam outros idiomas ganham destaque diante a concorrência – e existem números que comprovam essa crença popular.

De acordo com a consultoria Roberf Half, 80% dos diretores de RH afirmam que a fluência no idioma é importante no mercado de trabalho. Entretanto, apenas 3% dos brasileiros possuem o domínio de outro idioma.

Ou seja, oferecer aulas de inglês que engajam e atraem os estudantes é essencial para a conquista de uma carreira de sucesso. E o que aprendemos cada vez mais? Que aulas divertidas podem tornar o aprendizado mais fácil e estimulante!

Por isso, separamos 6 filmes para tornar as aulas de inglês mais lúdicas.

A importância do lúdico na sala de aula

Os filmes são apenas uma das possibilidades utilizadas por educadores para tornar as aulas mais divertidas e leves. Livros, aplicativos e vídeos são outras opções comumente usadas em classe para ajudar os alunos a se habituarem ao vocabulário do idioma. 

Apesar de atividades como essa parecerem muito simples, o lúdico possui extrema importância na jornada de aprendizagem. Mais que uma “brincadeira”, essas atividades oferecem aos jovens a oportunidade de obter informações em perspectivas e dimensões diferentes às que eles vivem agora.

Ao introduzir o lúdico na vida do estudante, ele consegue entender o universo adulto sem deixar o infantil de lado. Isso significa que o lúdico estimula o desenvolvimento pessoal e social da criança, como a autoestima e a independência, de maneira significativa e prazerosa.

Com a ludicidade, também é possível desenvolver a criatividade dos estudantes, possibilitando um crescimento sadio com estímulos cognitivos, motores, sociais e afetivos.

6 filmes para tornar as aulas de inglês mais divertidas e engajantes

Agora que você pôde compreender a relevância desse tipo de atividade para o desenvolvimento dos alunos nas aulas de inglês, vamos ver quais são os filmes que podem ter um impacto positivo nas classes?

Divertidamente (Inside Out)

Todos os filmes da Pixar são ótimas ferramentas de aprendizagem. Entretanto, se fosse para escolher apenas um filme desse vasto catálogo, nossa escolha seria Divertidamente. Nele conhecemos Riley, uma garota divertida de 11 anos que precisa enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal para viver em San Francisco.

Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Apesar da líder deles ser a Alegria, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. 

Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para voltar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Extraordinário (Wonder)

Extraordinário é, sem sombra de dúvidas, o filme mais apaixonante dessa lista. Nele, conhecemos Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. 

Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola no quinto ano do Ensino Fundamental. Entretanto, ele precisará se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Apesar de não ser um filme infantil, ele possui uma criança como personagem principal – tornando a linguagem usada mais simples. Por ser inspirado em um livro, ele também pode ser uma ótima sugestão de leitura para a classe.

Os Incríveis (The Incredibles)

Os fãs de super-heróis vão amar esse filme, que possui como personagens principais o casal Sr. Incrível e Mulher Elástica. Apesar deles terem sido os maiores heróis do planeta, eles precisaram se aposentar após a proibição dos super-heróis. 

Quinze anos após deixarem de combater crimes, eles e seus três filhos ganham a chance de voltar a brilhar como heróis, quando um grande vilão decide atacar os inocentes.

De Repente 30 (13 Going on 30)

Com 12 anos, Jenna Rink é uma garota que sonha se tornar uma adulta de sucesso. Por isso, em seu 13º aniversário, ela faz um único pedido: virar adulta. O pedido se torna realidade e ela acorda com 30 anos, como editora da sua revista de moda predileta.

Inicialmente assustada, ela fica cada vez mais encantada por ter se tornado o que sonhou sempre ser. Mas quando tenta reencontrar Matt, seu melhor amigo da infância, ela descobre que perdeu contato com ele há anos – e que eles se tornaram pessoas bem diferentes do que eram.

Esse clássico da Sessão da Tarde é divertido, leve e levanta importantes reflexões – especialmente para adolescentes passando pela puberdade.

Vida de Inseto (A Bug’s Life)

Se os seus alunos estão estudando sobre a natureza, esse filme lhes oferecerá um vasto vocabulário. Ameaçados por gafanhotos, insetos que roubam seus alimentos, um formigueiro vive em medo. Um dos moradores desse formigueiro é o Flik, uma formiga que promete que vai acabar com o problema.

Ele sai em busca de ajuda até que encontra um circo de diferentes insetos, que promete lhe ajudar a espantar os temidos gafanhotos.

As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia)

O último filme da lista também é inspirado em um clássico da literatura, que possui o mesmo nome. Essa saga começa com quatro irmãos ingleses que são enviados para uma casa de campo durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Após chegar na casa, a irmã mais nova encontra um guarda-roupa que a transporta para um mundo mágico chamado Nárnia. Ela volta para casa e busca seus irmãos para se juntarem ao leão mágico Aslan, na luta contra a malvada Feiticeira Branca.

Leia também: Como a educação bilíngue pode auxiliar na campanha de matrículas?

Programa bilíngue é opção ideal para aprimorar aulas de inglês

São várias as opções de filmes disponíveis no mercado para entreter os estudantes nesta segunda língua. Mas essa não é a única maneira de inovar nas aulas de inglês.

O programa bilíngue High Five Bilingual School propõe mais que aulas de inglês: ele propõe uma vivência na língua, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária.

Prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas – aluno, família, professores, gestores e mantenedores – o programa utiliza de Metodologias Ativas e conteúdo de projetos alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir seu sucesso.

Se sua instituição de ensino quer uma solução completa, que utiliza o inglês como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento de temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno do século XXI, entre em contato com a nossa equipe. Estamos esperando você!