Exames internacionais, às vezes, podem assustar quem está se preparando para adquirir as certificações. No entanto, uma boa preparação ao longo dos anos pode afastar esse medo, sobretudo se a língua inglesa é aprendida de forma natural desde a infância. Pensando nisso, o High Five, programa bilíngue da Conexia Educação, tem como objetivo oferecer a vivência imersiva no idioma.

Selma Almeida, expert em Educação Bilíngue na Conexia, conta que nas aulas do High Five, os alunos têm oportunidade de expandir o conhecimento por meio do desenvolvimento de projetos e ampliá-lo para outras áreas. Dessa forma, o programa inclui verdadeiras aulas em inglês, em que os alunos desenvolvem todas as habilidades e competências necessárias para se tornarem cidadãos do mundo, preparados para os desafios do século XXI.

Nesse sentido, a preparação para prestar exames internacionais é fundamental para atingir sucesso nos resultados. Em função disso, entenda mais sobre o assunto e como o High Five é a melhor opção para ajudar nesse processo. 

O que são as certificações internacionais e para que servem?

A proficiência na língua inglesa é um pré-requisito cobrado pela maioria das empresas atualmente. Por isso, é necessário comprovar esse conhecimento, chancelados por instituições reconhecidas internacionalmente. Dentre as principais certificações, as mais requisitadas estão:

  • Cambridge Assessment English;
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • IELTS (International English Language Testing System);
  • TOEIC (Test of English for International Communication).

A especialista em Educação Bilíngue diz que os exames são exigidos para comprovar a proficiência na língua inglesa. “As certificações, ao comprovarem o conhecimento do aluno/candidato na língua inglesa, são requisitos frequentes para melhores posições no mercado de trabalho e abrem portas para oportunidades acadêmicas em todo o mundo”, conta.

Quais são os benefícios de ter certificações internacionais?

Seja no ambiente acadêmico ou no mercado de trabalho, ter uma certificação internacional que comprove a proficiência na língua inglesa é importante para garantir boas oportunidades. Por isso, a realização dos exames é a forma de comprovar que as habilidades exigidas são atendidas, como compreensão e produção oral e compreensão e produção escrita. Além de ter reconhecimento internacional, os exames impulsionam a carreira dos alunos. Assim que saem do ensino médio, os estudantes que realizam as provas de proficiência já têm um diferencial.

Ou seja, ter as certificações internacionais faz toda a diferença, uma vez que fica comprovado por meio de exames a proficiência do aluno. Selma Almeida destaca que “ao obter uma certificação de inglês, há uma comprovação inquestionável acerca do conhecimento da língua, visto que essas certificações seguem padrões internacionais”. 

Como o High Five ajuda na preparação do aluno para os exames internacionais?

O High Five tem como foco inserir a língua inglesa com naturalidade e de forma imersiva no dia a dia dos alunos. Por meio de metodologias ativas, os alunos assumem o protagonismo na aprendizagem em aulas contextualizadas. Dessa maneira, o programa trabalha as habilidades exigidas nos exames internacionais (Listening, Reading, Writing, Speaking), oferecendo todas as condições de uma excelente performance em todas elas.

Isso é possível porque o High Five trabalha com base em 3 pilares:

  • PBL (Project-Based Learning): a aprendizagem por projetos proporciona aos alunos o trabalho em equipe e, contextualizando com o uso da língua e desenvolvendo a comunicação, a criatividade, pensamento crítico e cooperação;
  • CLIL (Content and Language Integrated Learning): na abordagem CLIL, a língua é instrumento de aprendizagem de conceitos e conteúdos. Assim, os conteúdos acadêmicos são integrados, proporcionando universalização de conceitos, mais engajamento e significado ao processo de ensino- aprendizagem;
  • ELT (Language Structuring): esse pilar auxilia na na estruturação da língua para desenvolver a proficiência comunicativa, com atividades contextualizadas que equilibram o ensino formal e a apropriação fonética em situações sociais.

De acordo com Selma Almeida, as avaliações são desenvolvidas a partir dos modelos de exames de cambridge e são disponibilizadas desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

A parceria estratégica com a Cambridge permite que os alunos se preparem para o exame de Cambridge e tenham também todo o preparo emocional para prestar outros exames internacionais. “Damos todo o suporte para as escolas parceiras que pretendem trazer os exames internacionais. Oferecemos webinars e orientações para as escolas. Facilitamos a utilização de simulados (mocks) de Cambridge pelas escolas, orientando os níveis mais adequados para os alunos e atuamos na intermediação do contato de Cambridge com as escolas parceiras”, destaca a especialista da Conexia.

Quais são os diferenciais do programa High Five no aprendizado do inglês?

O High Five tem como um dos maiores diferenciais o uso de soluções digitais que são ferramentas de aprendizagem. Nesse sentido, os recursos tecnológicos e os projetos dão maior significado no desenvolvimento dos alunos e na aquisição da língua.

Selma conta que são aulas diárias e que abrangem diferentes estratégias para promover a vivência em inglês. “Temos as aulas nas quais os alunos desenvolvem projetos, aulas com a abordagem CLIL (Content and Lnguage Integrated Learning), que integra língua e conteúdo fortemente presente e também aulas que promovem uma estruturação da língua inglesa”. 

A Conexia Educação é referência em educação bilíngue, e o programa bilíngue High Five promove uma vivência na língua. A experiência inovadora utiliza o digital para potencializar a aprendizagem, com foco na personalização do ensino para cada aluno. “Por meio de suas diferentes estratégias e metodologias ativas aplicadas em suas aulas, os alunos têm um processo natural de aquisição da língua inglesa. Muito mais do que aulas de inglês, os alunos têm aulas em inglês”, esclarece Selma. 

Portanto, a Conexia Educação usa a cultura digital e o ensino bilíngue para que os alunos tenham uma experiência singular de aprendizagem e que estejam preparados, agora, para os desafios do futuro. Selma explica que o site da Conexia Educação traz informações acerca de todas as nossas soluções educacionais que atendem os mais diversos perfis de escolas. Seja para o Alto Rendimento Acadêmico, Educação Bilíngue ou Formação do Cidadão do Século XXI. “Por lá, é possível requisitar o contato de nossa equipe comercial, que estará pronta para atender as escolas em todas as suas demandas e necessidades”, finaliza.

O High Five promove uma preparação integral aos alunos desde a Educação Infantil. O programa oferece condições para que cada aluno se torne verdadeiramente bilíngue dentro de sua escola de forma imersiva e natural. Dessa forma, os resultados nos exames de certificação internacional serão ainda melhores.

Para saber mais sobre o High Five e as soluções educacionais da Conexia Educação, entre em contato com a gente!