Você é um gestor escolar que já considerou adotar o bilinguismo como um dos diferenciais da sua escola? Apesar dessa ser uma área que ainda gera muitas dúvidas, é impossível negar seu crescimento no Brasil.

De acordo com um estudo elaborado pela JK Capital, cresce cada vez mais o número de escolas bilíngues no País. Em 2021, 3% das escolas privadas já ofereciam esse tipo de educação.

Apesar de parecer baixo, especialmente se compararmos com os 10% na Argentina e também no Chile, esse número indica um cenário fértil para o crescimento dessa modalidade de ensino – além de mostrar que quem oferece um programa bilíngue hoje consegue se destacar de grande parte da concorrência.

Com a ágil globalização, as escolas bilíngues passaram a ser procuradas não apenas por pais que possuem outras nacionalidades, mas também por aqueles que desejam desenvolver ainda mais seus filhos.

O tema ainda enfrenta algumas barreiras e instiga muitas dúvidas, principalmente quanto à educação bilíngue para crianças que ainda estão na primeira infância. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo que vai sanar as principais vantagens da educação bilíngue. Boa leitura!

A educação bilíngue prejudica o desenvolvimento escolar?

Não! A educação bilíngue, quando bem implementada a partir de uma matriz curricular séria e que considera os aspectos culturais do ensino, não prejudica o desenvolvimento escolar.

Pelo contrário, ela é responsável por um maior desenvolvimento das crianças. Como?

O aprendizado de uma segunda língua é responsável pelo fortalecimento das habilidades cognitivas dos alunos, que são:

  • expansão da memória;
  • criatividade;
  • concentração; 
  • consciência metalinguística.

Além disso, a educação bilíngue atua no fortalecimento cultural, fazendo com que a criança aprenda a enxergar o mundo a partir de culturas e crenças distintas.

A partir de que idade a criança deve ter contato com outras línguas?

Conforme ficamos mais velhos ficamos, temos dificuldade de aprender, interpretar e verbalizar articulações sonoras novas. É por isso que um programa bilíngue não só pode, como é recomendado ser adotado o quanto antes.

As crianças que estão passando pela primeira infância, por exemplo, não perceberão que estão passando por um processo de aprendizado, tornando a comunicação bilíngue algo que sempre esteve com ela.

Entretanto, é importante tomar cuidado para evitar causar confusão entre as crianças  pequenas na mistura de diferentes culturas. No ensino infantil, por exemplo, é indicado que a criança aprenda a segunda língua com materiais que reforcem o meio que ela vive e aquilo que ela vê.

Já no Ensino Fundamental e Médio, é comum usar materiais e referências estrangeiras. Afinal, os estudantes já terão maior discernimento sobre o que faz parte da cultura do país em que vivem e do país da língua estudada.

Leia também: A educação bilíngue é apenas para crianças pequenas? Entenda!

Quais as vantagens da educação bilíngue?

A principal vantagem da educação bilíngue é a possibilidade de a criança desenvolver a capacidade plena de comunicação em outro idioma, o que agrega muito para o seu futuro pessoal e profissional.

Mas, além disso, a educação bilíngue também traz como vantagem:

  • Melhora da concentração e do raciocínio: para absorver os conteúdos em outro idioma e ainda se comunicar na língua materna, as habilidades cognitivas serão mais demandadas;
  • Acesso a diferentes culturas: a educação bilíngue acaba trazendo também como característica a internacionalização, permitindo que os alunos entrem em contato com fontes de outros países;
  • Melhor formação do indivíduo: a criança que aprende a enxergar o mundo como um espaço plural, onde ela pode se comunicar com todos a partir da língua, se tornando um cidadão global e assumindo o seu protagonismo estudantil.

Como ocorre o processo de alfabetização?

O processo de alfabetização durante a educação bilíngue pode ocorrer de duas maneiras, simultânea ou sequencial. Entenda, a seguir, como funciona cada uma delas.

Alfabetização simultânea

A alfabetização simultânea é aquela que onde duas línguas são exploradas ao mesmo tempo, podendo ser uma língua materna que a criança utilize em casa e outra que é a utilizada dentro da escola.

Nesse caso o domínio da fala e da escrita andam juntos, sendo o formato de alfabetização indicado para crianças pequenas. Assim ela desenvolverá as habilidades em ambos os idiomas ao mesmo tempo.

Alfabetização sequencial

Já a alfabetização sequencial ocorre após o processo de alfabetização na primeira língua, normalmente a materna.

Esse caso ocorre principalmente com alunos que vão adentrar o ensino bilíngue no Ensino Médio, tendo toda uma bagagem com o aprendizado e uso da primeira língua.

Esse formato de alfabetização tende a representar mais dificuldades do que a primeira, que costuma trazer uma maior demora de adaptação.

Como a educação bilíngue se relaciona às competências socioemocionais?

A flexibilidade mental e o entendimento sobre outras culturas acabam estimulando as competências socioemocionais das crianças que frequentam uma instituição com um programa bilíngue.

As competências vão além da lógica e das habilidades cognitivas ensinadas no modelo tradicional, responsáveis pelo desenvolvimento de emoções como o autoconhecimento e a empatia.

Estando em um ambiente bilíngue, com uma grade curricular voltada para o desenvolvimento do aluno, a escola só tem a ganhar. E esse é o propósito da High Five. Por meio de metodologias ativas e projetos alinhados à BNCC, o High Five promove o ensino do inglês de forma totalmente imersiva e natural. 

Se você deseja levar essa inovação para sua escola, acesse o site para conhecer o programa ou fale com um consultor High Five para sanar dúvidas.