Quando pensamos em educação bilíngue, é comum que a primeira imagem que vem à nossa mente seja a do ensino de uma segunda língua em uma turma cheia de crianças pequenas, nas fases iniciais de desenvolvimento. Afinal, quanto mais cedo for o contato com uma nova língua começar, melhor será o aprendizado.

Entretanto, é um mito acreditar que a educação bilíngue serve apenas para o ensino básico. Esse modelo pode estar em todas as fases educacionais do aluno, incluindo no Ensino Superior. Neste post, entenda a importância do ensino de um segundo idioma, principalmente o inglês, para os alunos pré-adolescentes e adolescentes. 

A educação bilíngue serve apenas para as crianças? 

O ensino de um segundo idioma é amplamente incentivado a partir dos dois anos de idade. De fato, é muito mais fácil aprender qualquer coisa nas primeiras fases de desenvolvimento, incluindo uma nova língua. Afinal, nosso cérebro está programado para reconhecer a linguagem desde que nascemos. 

Porém, é um mito achar que a educação bilíngue serve apenas para as crianças pequenas. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode se beneficiar com o ensino de um idioma novo. 

O aprendizado pode ser um pouco mais difícil dependendo da idade da pessoa, mas, quando o ensino é de qualidade, o aluno jovem ou adulto torna-se fluente no idioma da mesma forma que uma criança.

Uma das poucas diferenças notáveis entre os aprendizados está no sotaque. 

Quando o ensino do idioma é incentivado nos anos iniciais de vida, é mais provável que a criança desenvolva um sotaque mais próximo ao de pessoas nativas do que um aluno adolescente, por exemplo. Entretanto, esse fator não atrapalha a comunicação entre os falantes da língua. 

Diante disso, a educação bilíngue pode ser desenvolvida do ensino básico até mesmo no ensino superior. É o que acontece, por exemplo, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu-PR. A Unila é a primeira universidade bilíngue do Brasil, com cursos de graduação e pós-graduação em português e espanhol, voltados para alunos oriundos de países da América Latina e do Caribe.

Uma escola com educação bilíngue não se propõe em oferecer aulas isoladas em segunda língua, mas sim, uma imersão total por meio de aulas e atividades extracurriculares ministradas no idioma. Dessa forma, o aluno que não está nas fases iniciais de desenvolvimento, consegue aprender facilmente.

Saiba quais são as principais vantagens da educação bilíngue em inglês para os adolescentes  

A escola que oferece educação bilingue para os jovens, sobretudo o inglês, que é o idioma mais falado do mundo, proporciona para eles diversas vantagens que contribuem para o marketing educacional da unidade, incluindo a captação de alunos. 

Admissão em universidades estrangeiras

O ensino médio é marcado pela escolha da área profissional que deseja seguir nos anos seguintes. Nesse sentido, muitos jovens começam a fazer planos para depois da conclusão do ciclo básico de ensino – e uma solução cada vez mais comum é o ingresso em uma universidade estrangeira.

E é claro que a educação bilíngue proporciona aos jovens maiores chances de ingressar em uma universidade estrangeira. Isso porque, a maioria das instituições de ensino de fora do país, têm como requisito a fluência em determinado idioma, como o inglês, além de um teste de aptidão escolar feito no idioma. 

Além disso, quando a educação bilíngue é aplicada nas turmas de pré-adolescentes e adolescentes, esses alunos não terão dificuldades de acompanhar as aulas nas universidades estrangeiras, pois a cultura na segunda língua estará integrada à formação acadêmica do estudante. 

Contribui para um bom desempenho no vestibular 

A educação bilíngue é vantajosa também para os adolescentes que desejam permanecer no Brasil. Por aqui, a maioria dos vestibulares aplicam questões de inglês ou espanhol, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Ao estudar em uma escola que oferece educação bilingue, o jovem estará se preparando para as provas acadêmicas mais importantes da vida dele. Ademais, vários cursos de pós-graduação requerem fluência no inglês para que o estudante possa estudar e ter acesso a conteúdos produzidos nessa língua.

Mercado de trabalho 

O mundo está cada vez mais globalizado, fazendo com que o inglês deixe de ser um “extra” para se tornar essencial no mercado de trabalho. Segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE), cargos profissionais ligados às áreas de marketing, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, estão entre as profissões nas quais o inglês é obrigatório em processos seletivos.

Se levarmos em conta os outros diversos cargos existentes em empresas multinacionais, há ainda mais vagas nas quais faz-se necessária a fluência do inglês. O jovem fluente nesse idioma tem vantagem nas melhores oportunidades de emprego, sobretudo em áreas-chaves para o futuro, como a tecnologia. 

Leia também: Entenda a relação entre o inglês, mercado de trabalho e educação para destacar sua escola diante da concorrência

Como implementar a educação bilíngue no Ensino Médio? 

Qualquer escola particular pode implementar a educação bilíngue. Dessa forma, uma unidade de educação voltada para o Fundamental 2 e/ou Ensino Médio, pode ofertar esse modelo de ensino para os alunos jovens.  

Metodologias de ensino-aprendizagem

Como os adolescentes apresentam um pouco mais de dificuldade de aprendizagem que uma criança em fase de desenvolvimento, é fundamental que a escola escolha os métodos de ensino que sejam mais voltados para esse público. 

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar a despertar o engajamento e interesse dos alunos, afinal, os jovens do século XXI estão totalmente imersos nas ferramentas tecnológicas. As metodologias ativas por exemplo, nas quais o aluno atua como agente ativo na construção do próprio aprendizado, é uma ótima solução.

Leia também: O que é metodologia CLIL e como aplicar na educação bilíngue?

Grade curricular

Além de cumprir com a grade curricular da escola e das diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a educação bilíngue para os jovens deve levar em consideração os desejos, necessidades e interesses dos alunos. Dessa forma, a aprendizagem será muito mais leve e facilitada. 

A fase de transição da infância para a adulta é marcada por diversos dilemas, experiências novas e questionamentos, e é fundamental que esses pontos sejam levados em conta no momento de pensar nos conteúdos que serão lecionados na sala de aula. 

Programa de educação bilíngue 

Implementar a educação bilíngue na escola envolve uma série de adaptações. Para facilitar esse processo, a escola pode contar com um programa de educação bilíngue, que oferecerá todo suporte para implementação do segundo idioma na instituição de ensino. 

É por isso que o gestor escolar que deseja implementar a educação bilíngue pode contar o High Five. Nosso programa propõe oferecer uma vivência em inglês aos alunos, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária dentro do ambiente educacional. 

Todo o processo de desenvolvimento natural da língua inglesa acontece por meio de metodologias ativas, aulas contextualizadas e significativas, que colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem e não apenas como agente passivo na sala de aula. Além disso, o projeto desenvolvido para a escola é totalmente alinhado ao Banco Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem interesse em implementar a educação bilíngue na sua unidade de ensino? Entre em contato conosco e torne-se uma escola parceira High Five.