No trabalho, na escola, no lazer… o inglês está em todos os lugares. Com mais de 1 bilhão de pessoas dominando o idioma ao redor do mundo, é fácil entender porque essa língua é tão popular.

Apesar de popular, será que ela é necessária? Todos precisamos aprender a língua inglesa? Esse é o assunto da vez no High Five!

Qual a relevância do inglês no mundo?

Para começarmos a entender a relevância do inglês ao redor do mundo, vamos olhar quais são as três línguas mais faladas segundo a Ethnologue (2020).

1. Inglês: 1,2 bilhão de pessoas

Hoje, o inglês é a nossa língua universal, com 379 milhões de falantes nativos e 753 milhões de falantes não nativos. De acordo com a Internet World Stats, uma pessoa que fala espanhol e inglês consegue entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet.

2. Chinês Mandarim: 1,1 bilhão de pessoas

A segunda língua mais falada no mundo tem duas curiosidades. A primeira é que o mandarim não é realmente uma língua, mas sim um conjunto de dialetos da língua chinesa. Já a segunda é que se considerarmos os 918 milhões de falantes nativos, ela seria a mais falada do mundo.

Embora 20% dos que se conectam à internet falem chinês, pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web é nesse idioma.

3. Hindi: 637 milhões de pessoas

O hindi é, junto com o inglês, uma das 22 línguas oficiais da Índia. Com 341 milhões de falantes nativos e 274 milhões de falantes não nativos, ele tem algumas participações especiais no idioma inglês, como guru, karma, yoga e jungle.

Qual a importância da língua inglesa para crianças e adolescentes?

Os números acima deixam bem claro a importância da língua inglesa para a população em geral. Mas quando falamos das nossas crianças e adolescentes, que não estão planejando nenhuma viagem ou reunião de trabalho com parceiros de outros países?

Acredite: elas também têm muito a ganhar por aprender a importante língua inglesa!

Imersão em novas culturas

Um dos principais benefícios para quem domina a língua inglesa é poder usá-la como ponte para conhecer outros países. Ao inserir os alunos em costumes de outras regiões, eles começam a entender e respeitar culturas até então desconhecidas. 

Isso não só proporciona ao aluno uma bagagem cultural rica e plural, mas também estimula habilidades socioemocionais como a empatia e o respeito. 

Melhor desempenho no Enem

Principal vestibular do País, o Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo testar os conhecimentos dos candidatos em diversas áreas, incluindo uma língua estrangeira. 

Ou seja, os alunos que já possuem maior conhecimento na língua inglesa não só ficam mais confiantes com a prova, como conseguem resultados superiores aos de quem se contenta com o inglês básico

Mais naturalidade na comunicação

Quanto mais cedo uma pessoa tiver contato com uma nova língua, mais fácil será sua adaptação e facilidade em aprender a pronúncia de palavras. 

No inglês, palavras com th como earth e thought são as vilãs do brasileiro – mas não precisam ser inimigos das crianças e adolescentes, que dominarão a língua desde jovens.

Maiores oportunidades profissionais e acadêmicas para o estudante 

Como o inglês é a língua mais falada no mundo, os jovens que dominam o idioma se destacam em esferas profissionais e acadêmicas.

Assim, os alunos começam desde cedo a conhecer uma língua que vai abrir diversas portas futuramente, aumentando as chances do estudante conseguir oportunidades de trabalho importantes ou um intercâmbio estudantil que exige conhecimento fluente em inglês.

Estímulo cerebral

O último dos benefícios é um pouco diferente, mas igualmente importante. Várias pesquisas na área descobriram que ao aprender uma nova língua, a estrutura do cérebro é modificada de maneira positiva, reforçando áreas responsáveis pela memória e o pensamento consciente.

Pelo cérebro ficar mais forte e saudável, os riscos de doenças degenerativas como o Alzheimer são reduzidos.

Qual a importância da língua inglesa para as escolas?

Todos os pontos que abordamos ao longo do texto são focados nos estudantes — mas garantimos que a língua inglesa também é importante para escolas que souberem investir nesse “diferencial essencial”.

Apesar da língua inglesa fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muitas instituições de ensino insistem em oferecer apenas aulas semanais do idioma. Isso significa que as escolas que investem em programas bilíngues, como o High Five, conseguem:

  • se destacar da concorrência na época de matrículas;
  • oferecer um ensino diferenciado, com mais qualidade e imersão;
  • aumentar seu rendimento financeiro;
  • mostrar que a escola é moderna e inovadora.

Vale a pena ler: Quais as diferenças entre um programa bilíngue, ter inglês na grade curricular e se tornar uma international school?

Ou seja, são vários diferenciais que transformarão sua instituição em uma referência educacional. Mas como o programa bilíngue funciona?

O High Five Bilingual School, por exemplo, propõe uma vivência em inglês visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária.

Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo de projetos alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno do século XXI, individualizando e potencializando o conhecimento por meio da tecnologia.

Em apenas 3 anos, mais de 400 escolas e 150 mil alunos se beneficiaram do programa High Five. Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe para conhecer nosso programa bilíngue.