Segundo Almeida (2000), a educação lúdica passou a ser vista como um método importante da psicofisiologia comportamental do ser humano. Com isso, foi quebrado o paradigma de que ela é apenas sinônimo de jogo.

No mundo contemporâneo, a educação lúdica tem uma definição mais abrangente e promove maiores resultados, como o desenvolvimento de inúmeras habilidades e outros benefícios.

A ludicidade pode ser apresentada aos alunos por meio de brincadeiras, danças, desenhos, jogos educativos etc. No entanto, os seus propósitos vão além da diversão. Ela tem a função de proporcionar educação em diversos aspectos e garantir o engajamento dos estudantes.

Quer entender melhor por que a sua escola deve adotar a educação lúdica e ser destaque no processo de ensino-aprendizagem infantil? Confira!

Conheça a importância da educação lúdica

A educação lúdica é uma das essências da educação infantil. Ela contribui com a formação do desenvolvimento pessoal e social das crianças de maneira divertida.

Por ser uma metodologia que afeta diretamente a parte física, mental, intelectual e emocional dos pequenos, a ludicidade deve ser trabalhada por meio de uma participação criativa, livre, íntegra, crítica, que possa promover a interação social.

Sua meta é a intensa responsabilidade de transformar e realizar modificações em diversos âmbitos da vida das crianças, como:

·    autoconhecimento e confiança;

·    desenvolvimento integral;

·    comunicação e expressividade;

·    relacionamento interpessoal;

·    vida saudável;

·    equilíbrio mental e tranquilidade.

Veja como ela influencia no desenvolvimento de habilidades

Antes de inserir a ludicidade como metodologia na educação infantil, é necessário compreender como o desenvolvimento nas idades da infância acontece. Ao ter esses conhecimentos, o professor tem a possibilidade de escolher as tarefas lúdicas mais adequadas para aplicar em cada fase que a criança está vivendo.

Ao considerar essas condições, o professor não oferece atividades inadequadas àquela idade e evita que fases da educação sejam puladas.

Ao promover a educação lúdica de maneira assertiva, o desenvolvimento infantil é refletido de forma integral na criança.

Desenvolvimento cognitivo

Por meio de uma metodologia de ensino direcionada por atividades lúdicas, o professor fala a mesma linguagem das crianças. Isso faz com que elas se sintam envolvidas nas tarefas pedagógicas, fato que facilita o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Normalmente, a oferta da educação lúdica vem depois que a criança já adquiriu parte da consciência motora. Por meio dela, são despertados os saberes de cores, números, letras, linguagens, diversos sons etc. Esses conhecimentos são as diversas disciplinas que poderão ser ministradas na educação infantil de maneira gradual.

O desenvolvimento cognitivo é adquirido quando a criança otimiza o raciocínio, o pensamento, a memória, a linguagem, a criatividade, a atenção etc.

Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é uma capacidade que se refere aos movimentos que o indivíduo coloca em prática no percurso da sua evolução e aprendizagem. São físicas, mentais e psicológicas que permanecem e se potencializam no decorrer da vida. 

Esses movimentos são estimulados quando entram em contato com três fatores indispensáveis para o ser humano: o indivíduo, a atividade e o ambiente.

Ao entrar em contato com esses três fatores citados, a criança passa por outros procedimentos, para que, realmente, aconteça a transformação no comportamento motor. Esses outros são fundamentais para o processo dessa construção. Conheça-os:

·    adaptação — é a resposta que cada criança apresenta quando motivada pelas diversas condições exógenas;

·    maturação — são os efeitos apresentados devido às características individuais contidas em cada criança, por consequência de um processo fisiológico que é conquistado no decorrer do tempo;

·    crescimento — são as melhorias quantitativas das estruturas morfológicas, ou seja, é a aprendizagem, devido às melhorias do seu desempenho.

Existem dois tipos de habilidade motora: a coordenação motora grossa, sendo desenvolvida quando a criança anda, corre, pula etc., e a coordenação motora fina, sendo aperfeiçoada ao praticar o ato de escrever, pintar, desenhar, cortar, dentre outras atividades.

Desenvolvimento psicomotricidade

Nos primeiros anos de vida, de 0 a 5 anos, as crianças começam a administrar os movimentos do corpo e descobrem as suas aptidões físicas. Esse é um processo natural de todo ser humano, mas que pode ser potencializado pelos professores, pais e familiares.

O desenvolvimento psicomotor vai sendo intensificado por pequenas ações, como sentar, pegar objetos e outros gestos. Nessa fase, a criança também expressa os seus sentimentos ao fazer rabiscos, pinturas e desenhos.

Essa habilidade pode proporcionar outros diversos aspectos necessários, dentre eles, afetividade, socialização, intensificação da inteligência e outras capacidades essenciais para toda a sua vida.

Desenvolvimento social

Estimular a sociabilização da criança é uma essencialidade para o decorrer da sua vivência com as pessoas e comunidades.

Aplicar jogos educativos, brincadeiras e outras atividades em grupo é um método de fazer as crianças interagirem umas com as outras e compreenderem a importância de respeitar o espaço do outro, do compartilhamento, dos sentimentos, da resiliência e de outras características que ajudam a formar a sua personalidade.

Conheça plataforma que promove educação lúdica

A Conexia Educação, e o programa High Five de educação bilíngue, oferecem plataformas de jogos digitais que proporciona a educação lúdica para a primeira infância.

Tais soluções educacionais oferecem atividades em ambientes colaborativos que contribuem para o desenvolvimento da interação, da observação, da autonomia, da empatia, da escuta e dos princípios éticos.

A ludicidade acontece por meio dos jogos educativos da plataforma Educacross, que promove, de forma gamificada e adaptativa, a aprendizagem da língua inglesa, nos momentos de brincar e aprender, por meio da abordagem CLIL voltada a atividades lógico-matemáticas. Acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

As brincadeiras contêm linguagem adequada para as faixas etárias, e os personagens enredam e contextualizam os jogos, as atividades e as situações-problemas que são apresentadas.

Como percebemos, a educação lúdica é essencial para o desenvolvimento das crianças na primeira infância. Por meio dela, ocorre a construção de uma base educacional resistente e eficaz, como preparativo para os anos seguintes. A Conexia Educação pode proporcionar o lúdico na educação infantil da sua escola.

Achou interessante compreender como é importante desenvolver bem os conhecimentos infantis por meio da ludicidade? Agora lhe convidamos a fazer contato conosco, para descobrir os nossos diferenciais.