Para trabalhar de forma bilíngue, a escola pode optar dentre diversas abordagens pedagógicas. Cada abordagem tem sua peculiaridade. No caso da abordagem Steam, não é diferente.

Neste artigo você vai entender o conceito de Steam e como fazer para utilizar essa abordagem na sua escola. Além disso, você também vai aprender dicas de como funciona essa abordagem na prática.

Boa leitura!

O que é Steam

STEAM é uma sigla para Science, Technology, Egineering, Arts e Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Essa abordagem pedagógica foi desenvolvida nos Estados Unidos, por volta dos anos 1990. O objetivo da abordagem STEAM é integrar diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem se baseia em projetos e sua principal meta é despertar diferentes habilidades e competências, inclusive a habilidade socioemocional, com o objetivo de preparar os alunos para superar os desafios que encontrarão nas suas vidas futuras.

O grande diferencial da abordagem STEAM é permitir que os estudantes sejam capazes de resolver problemas conectando ideias por meio do aprendizado interdisciplinar. Dessa forma, o aluno passa a ser protagonista e ativo no processo de aprendizagem sendo estimulado a utilizar diferentes habilidades, por exemplo: empatia, colaboração e cooperação.

O papel do professor passa a ser o de mediador do conhecimento. Na metodologia STEAM, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser o responsável por aguçar nos alunos a criatividade e a capacidade de inventar coisas novas. Isso é feito com ações que colocam os alunos a realizarem um processo investigativo buscando solucionar problemas dentro de projetos integradores. A seguir você vai descobrir como fazer para levar essa abordagem para a sala de aula.

Como usar o STEAM na sala de aula

A abordagem STEAM integra o despertar da criatividade, a capacidade de inventar, a empatia e as habilidades socioemocionais de forma interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento. Esse aprendizado integrado pode partir de uma atividade de robótica, programação, cultura ou outras ações que requeiram uma abordagem investigativa.

Na prática, o primeiro desafio de utilizar o STEAM na sala de aula é mudar a forma dos professores ensinarem, para que eles possam dar os primeiros passos em direção a uma abordagem que estimule a experimentação e torne essa experiência significativa para os alunos. Uma forma de realizar isso é utilizar na sala de aula 5 etapas investigativas para que os alunos possam idealizar seus projetos:

  1. Investigar
  2. Descobrir Caminhos
  3. Conectar ideias
  4. Criar projetos
  5. Refletir sobre o aprendizado

Essa abordagem investigativa é cíclica, ou seja, ao chegar na etapa 5, volta-se à etapa 1. É importante que a atividade seja elaborada de maneira que os estudantes tenham que trabalhar de forma colaborativa, compreendendo o objetivo do projeto e buscando alcançar fases e resultados. Confira a seguir como utilizar o STEAM na educação bilíngue.

Como usar o STEAM na educação bilíngue

A educação bilíngue tem suas particularidades. Além da integração entre as disciplinas, também é necessário que as atividades sejam pensadas de forma a integrar os dois idiomas. Confira a seguir alguns passos para utilizar a abordagem STEAM na educação bilíngue.

Realize mudanças didáticas para utilização da abordagem STEAM

O STEAM está relacionado com o método de ensino a ser aplicado na escola, por esse motivo, é fundamental integrar todos os profissionais responsáveis pela aplicação da metodologia pedagógica. Lembrando que o professor deverá atuar como um mentor. Sua função é auxiliar, sem dar respostas prontas. Para que isso aconteça, é necessário preparar aulas instigantes e criativas.

No caso da abordagem bilíngue, não é diferente. Os educadores precisam encontrar caminhos para incentivar que os estudantes possam desenvolver suas habilidades linguísticas de forma integrada com os demais conhecimentos que estiverem sendo desenvolvidos na atividade, sempre dando preferência à resolução de problemas em grupo e à busca por soluções novas e criativas para resolver os problemas. Com a utilização dessa abordagem, os alunos ficaram preparados para utilizar os idiomas nas suas vidas e não somente nas salas de aula.

Treine o corpo docente com a abordagem STEAM

Até aqui já ficou claro que a mudança da abordagem pedagógica depende muito do corpo docente. Preparar os professores para utilizarem esse tipo de abordagem é fundamental para o bom funcionamento do ensino. A mudança para a utilização da abordagem metodológica STEAM deve ser gradual, com aulas experimentais que contribuam para que, aos poucos, todos possam se habituar à nova abordagem.

Para ter sucesso na abordagem bilíngue, é importante que os professores sejam fluentes nos dois idiomas utilizados pela escola. Além disso, o professor precisa estar familiarizado com a metodologia STEAM, conhecer sua dinâmica, seus objetivos e ter muito claro qual é o foco principal das aulas. O treinamento dos professores é a chave para o sucesso da abordagem STEAM.

Trabalhe com um programa bilíngue que utilize STEAM

A aplicação da educação STEAM independe de ferramentas específicas, pois o aprendizado se dá por meio da proposta de problemas ou desafios para que os alunos encontrem alternativas de soluções. Dessa forma, as aulas podem ficar mais no campo das ideias, sem a necessidade de um projeto propriamente dito.

No caso da educação bilíngue, faz bastante sentido a adoção de um programa que auxilie a escola na implementação da metodologia bilíngue e forneça treinamento adequado para os professores. O programa bilíngue High Five, marca da Conexia Educação, auxilia as escolas a implementarem uma metodologia em que o aluno é colocado como o agente de transformação de si e do mundo ao seu redor.

Por meio da sua abordagem inovadora, o STEAM permite o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Além disso, essa abordagem incentiva a inovação e promove a integração de alunos e professores, que atuam lado a lado como parceiros em busca do conhecimento no processo de aprendizagem.

Você quer ficar por dentro das melhores e mais modernas práticas de educação? Então assine a nossa Newsletter e receba as informações mais atualizadas diretamente no seu e-mail.