A aprendizagem de idiomas pode ter diversas técnicas. Uma delas é a abordagem CLIL, que favorece a educação bilíngue e estimula o desenvolvimento de uma língua estrangeira desde a educação básica.

A proposta permite o progresso de forma integrada, para alcançar a fluência no idioma, sem deixar de lado as matérias do currículo escolar. Nesse sentido, oferece benefícios importantes para educadores e estudantes.

Neste artigo, você entenderá o que é a metodologia CLIL, como ela funciona, entre outras informações relevantes sobre o tema. Vamos lá?

O que é a metodologia CLIL?

A proposta de abordagem CLIL tem como objetivo viabilizar a aprendizagem de um idioma estrangeiro de maneira integrada. Isso significa que, para essa proposta, as aulas de línguas não consistem em uma disciplina isolada no currículo, pois acontecem de forma associada ao estudo de outras matérias.

Esse objetivo está exposto desde o nome da abordagem. A sigla CLIL vem da expressão Content and Language Integrated Learning, que pode ser traduzida como Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem. Entre os seus diferenciais, além da integração, estão o foco na aprendizagem cultural mais aprofundada e o uso de metodologias inovadoras.

Nos cursos de idiomas, é frequente que os aspectos da cultura de países nativos tenham apenas caráter ilustrativo e de curiosidade. Porém, na abordagem CLIL, o foco é no desenvolvimento intercultural dos estudantes, proporcionando um entendimento mais complexo dos conteúdos, para se comunicarem em contextos diversos.

Da mesma forma, as experiências práticas exercem um papel central para a metodologia. Essas vivências são essenciais para se chegar à fluência e ter o real domínio da língua, de forma natural.

Como funciona essa abordagem?

Em primeiro lugar, é fundamental saber que a metodologia CLIL tem quatro princípios básicos que orientam a prática. São eles:

  • conteúdo — abrange os conteúdos essenciais para a aprendizagem escolar e do idioma;
  • cultura — refere-se ao contexto cultural do estudante;
  • comunicação — a comunicação engloba as esferas essenciais para o aprendizado de um idioma: a escuta, a fala, a escrita e a leitura;
  • cognição — esse pilar diz respeito ao desenvolvimento cognitivo estimulado pela abordagem CLIL.

A técnica é muito explorada para o aprendizado do inglês, pois é o idioma mais falado no mundo, mas nada impede que também seja usada para outras línguas. Nessa abordagem, os alunos vivenciam um constante contato com o idioma, que, além de fazer parte das aulas, também convida a pensar projetos e outras atividades relevantes em inglês.

O primordial é ter a consciência de que, nesse contexto, o professor não dará simplesmente aula de inglês, mas dará aula das matérias que fazem parte do currículo escolar — História, Artes, Geografia etc. — em inglês.

É válido reforçar que, para estimular os conhecimentos dos estudantes, essa proposta pode valer-se de técnicas de diferentes metodologias, especialmente das metodologias ativas de aprendizagem.

Quais diferenciais a metodologia CLIL oferece para a educação bilíngue?

Por serem semelhantes, é imprescindível destacar a distinção entre a metodologia CLIL e a educação bilíngue para evitar confusões entre os conceitos. Assim, o conceito de educação bilíngue é bastante amplo e refere-se à instrução em dois idiomas.

a abordagem CLIL é um dos caminhos possíveis para se chegar ao bilinguismo, com a função de orientar as práticas pedagógicas. Desse modo, pode proporcionar mais segurança ao educador, que tem uma referência para a preparação e a aplicação das aulas.

Assim, ao adotar a proposta CLIL na escola, tem-se mais do que apenas conteúdos em outro idioma. Isso porque ela também trabalha com conceitos universais das disciplinas, porém em inglês.

Quais são os benefícios de adotar a metodologia CLIL?

CLIL tem muitos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino. Confira alguns exemplos!

Protagonismo do aluno

Como vimos, esse tipo de aprendizagem é bastante prática. Assim, o aluno é sempre convidado a experimentar as possibilidades do conhecimento, desenvolvendo habilidades essenciais. Com isso, pode construir uma forma de adaptar o idioma para atender às suas necessidades, no papel de protagonista em sua jornada escolar.

Nesse contexto, o professor atua como um mediador, que viabiliza o acesso aos conteúdos e encoraja os estudantes a explorarem mais sobre esse universo tão rico em possibilidades. Também precisam oferecer o suporte linguístico, transmitindo segurança aos alunos.

Maior engajamento nas aulas

As aulas mais dinâmicas e envolventes tendem a deixar os alunos mais motivados em sua aprendizagem. Com isso, favorecem o seu engajamento, o que é essencial para a compreensão e apropriação do idioma.

Para alcançar esse objetivo, também é primordial considerar a individualidade dos estudantes. Assim, o perfil dos alunos é observado para direcionar a condução das aulas, bem como os seus conhecimentos prévios nos conteúdos trabalhados e no idioma.

Conscientização cultural

É válido reforçar que o aspecto cultural tem um papel importante nesse contexto, ganhando mais aprofundamento. Como resultado, o indivíduo adquire maior consciência da própria cultura e dos elementos que a constituem, além de perceber e respeitar mais as manifestações culturais de outras regiões.

Preparação acadêmica e profissional

A metodologia também pode estimular o pensamento acadêmico ainda na educação básica. Além de dominar um idioma estrangeiro, especialmente o inglês, ser salutar para o vestibular e para uma experiência mais profunda nos estudos do ensino superior, o aluno ganha familiaridade com os conteúdos universitários.

A integração é importante para que a formação do aprendiz seja mais completa, dinâmica e enriquecedora. Nesse sentido, também favorece a sua jornada profissional, pois desenvolve capacidades e conhecimentos necessários para ter uma carreira mais consistente.

Desse modo, a metodologia CLIL é uma alternativa para a educação bilíngue que oferece benefícios significativos a todos os atores da comunidade escolar. Assim, é válido compreender essa proposta e as suas possibilidades de aplicação na formação dos estudantes.

A escola precisa contar com um programa bilíngue consolidado, que explore a metodologia CLIL a partir de uma formação significativa para os alunos, como o High Five, marca da Conexia Educação. Com isso, poderá efetivamente aproveitar os benefícios dessa abordagem!

Quer aprofundar mais os conhecimentos sobre esse tema? Então, confira também o PodCast Bilíngue #Now, do programa bilíngue High Five Bilingual School.