Blog High Five

5 mitos e verdades sobre a Educação Bilíngue

5 mitos e verdades sobre a Educação Bilíngue

Referência em aprovação no estado do RJ, instituição está em expansão pelo país; ferramentas inovadoras com a personalização da aprendizagem contribuem para o resultado.

como maior e mais precoce consciência metalinguística**, pois são expostos a dois estímulos linguísticos diferentes, sendo necessária a compreensão dos usos e funções em cada um deles. Paralelamente, a aquisição de um segundo idioma favorece o desenvolvimento de habilidades sociais como a expansão do conhecimento cultural, comunicação com pessoas de outras nacionalidades e mais ampla visão de mundo

Funções cognitivas são divididas em: memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas

** Metalinguagem é o ato de descrever ou falar sobre outra linguagem; ou seja, quando a criança tem consciência dos dois idiomas e pode falar sobre suas semelhanças e diferenças.

3 – Escola Bilíngue é diferente de Programa Bilíngue e Escola Internacional?

VERDADE. Escola Bilíngue – apesar de não existir regulamentação federal para defini-la -, é considerada aquela com parte do currículo lecionado em inglês. Com o intuito de intensificar a vivência bilíngue, todo o corpo docente da escola deve ser capaz de interagir com os alunos nesses dois idiomas – em áreas de convivência da instituição, por exemplo.

Já no Programa Bilíngue, o inglês é utilizado como forma de ampliação do conhecimento. Nesse caso, o próprio professor de inglês é quem recorre a diferentes recursos e abordagens pedagógicas para promover um desenvolvimento mais natural da língua.

Por fim, as Escolas Internacionais, no Brasil, são instituições que seguem o currículo de um país estrangeiro, incluindo as disciplinas, conteúdos e grades desenvolvidos na matriz escolar deste país, bem como as diretrizes educacionais brasileiras.

4 – Em um ano, a criança já terá a fluência considerada fluente?

MITO. Um estudante dedicado ao estudo da língua inglesa alcança o nível avançado de conhecimento, ou seja, independência na comunicação, com o mínimo de 800 horas de exposição ao idioma. Assim, pode-se considerar cerca de quatro anos com exposição diária ao idioma em ambiente de imersão o tempo necessário para uma criança ser considerada fluente.

5 – A criança pode se tornar fluente em língua inglesa mesmo que a família não seja?

VERDADE. Um programa bilíngue de excelência preza pela exposição diária e integral à língua, favorecendo a aquisição do segundo idioma de forma natural e orgânica, proporcionando contextualização e significância aos estudantes. Desse modo, a língua inglesa se torna um instrumento para se chegar a novos conhecimentos e, consequentemente, a família toda se beneficia de seu aprendizado, uma vez que a criança compartilha no âmbito do lar as descobertas do contexto da escola. Portanto, não é necessário que os pais ou responsáveis sejam fluentes para o desenvolvimento linguístico da criança.

High Five Bilingual School

O High Five Bilingual School, marca da Conexia Educação, é um programa bilíngue que pode ser adotado por diferentes escolas, auxiliando os gestores que desejam inovar suas instituições, tornando seus alunos bilíngues de verdade. Mais que uma metodologia, a marca proporciona uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma, com exposição diária e uso da língua inglesa como meio para o aprendizado dos demais conteúdos curriculares.