A realidade contemporânea, globalizada e tecnológica demanda uma formação cada vez mais completa do aluno para os desafios do século XXI. E, neste contexto, a educação bilíngue se torna um dos fatores principais e decisivos para os pais escolherem a escola dos filhos.

Para a retenção e prospecção de novos alunos, frente aos desafios impostos pelo novo normal, é fundamental que as instituições garantam uma educação de qualidade que vai além do conteúdo regular proposto na educação básica. A adoção de programas que visam complementar a aprendizagem, com excelência, é considerada um diferencial na escolha das famílias. “É preciso mostrar que a escola se preocupa com a formação integral do aluno, proporcionando desenvolvimento socioemocional, letramento digital e educação bilíngue”, afirma Rebeca Andrade, gerente de produtos da Conexia Educação.

Educação Bilíngue de verdade

Atualmente, proporcionar aos alunos uma experiência de imersão em um segundo idioma de forma integrada aos seus estudos e descobertas, com temas conectados às grandes áreas do conhecimento e à sua realidade, é um imperativo. O inglês deixa de ser mais um conteúdo do currículo e passa a ser uma outra forma de se comunicar. Assim, a aquisição do idioma deve ocorrer naturalmente e de maneira lúdica e dinâmica, por meio de atividades cotidianas que passam a ser feitas em inglês. Esta é a escola que irá preparar, de fato, os alunos do século XXI para a vida.

Estudos comprovam que os benefícios desse tipo de aprendizagem vão além da fluência em uma segunda língua: as crianças bilíngues se destacam no desenvolvimento de diversas funções cognitivas e socioemocionais, como a melhora na capacidade cognitiva de fala, escrita e audição (por trabalhar os três aspectos em diferentes idiomas), e apresentam habilidade mais elevada em administrar o uso de seus conhecimentos na execução das tarefas e superior desempenho na resolução de problemas.

Além disso, os multiletramentos possibilitam a flexibilidade cognitiva, permitindo a troca de perspectiva e mapeamento de resposta de forma flexível, bem como o controle da atenção e da inibição (habilidade de ignorar fatores de distração e manter o foco).

Crescimento das escolas

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, o mercado cresceu 10% em cinco anos. No mesmo período, apenas em São Paulo, o número de alunos que frequenta instituições de educação bilíngue ou internacionais aumentou 64% (de 2,8 mil para 4,6 mil), segundo dados da Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo.

“Os números mostram que a educação bilíngue tem conquistado cada vez mais espaço e importância na sociedade como um todo. Por essa razão, é imprescindível que as escolas se mantenham atualizadas com as necessidades de formação dos estudantes para os desafios do futuro e as demandas do mercado de trabalho, para oferecer uma formação cada vez mais completa e de qualidade”, finaliza Rebeca Andrade.

High Five Bilingual School

O programa bilíngue High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.