Você já se perguntou como sua escola vai continuar garantindo a educação bilíngue neste período de distanciamento social? Sem dúvida alguma, o cenário atual é o maior desafio para as escolas. Neste momento, a tecnologia passou a ser a grande aliada das instituições e assim como outras áreas, se tornou o carro chefe para continuar o compartilhamento de conteúdo.
A educação a distância jamais substituirá a relação estabelecida presencialmente, mas é preciso fazer o melhor para manter uma relação de afeto e o desenvolvimento cognitivo. Para refletirmos sobre como conduzir a aprendizagem a distância na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é válido lembrar as lições de Piaget em relação às funções da escola:


1) Ensinar a criança a observar;
2) Dar à criança oportunidade de aprender por si própria;
3) Dar à criança oportunidades de investigação e tentativas;
4) Ajudar a criança a perceber suas motivações intrínsecas;
5) Possibilitar a capacidade de ação motora, verbal e mental;
6) Incentivar a cooperação e o trabalho em grupo.


Os pais não são especialistas em educação e não têm conhecimento de que o trabalho pedagógico é pautado por campos de experiência. Portanto, é imprescindível que tenham acesso aos pilares educacionais para cada faixa etária e que a escola explique o propósito de cada atividade.


Conforme for desenvolvendo seu plano de aula, o professor deve criar instruções claras e objetivas quanto aos pressupostos pedagógicos por detrás das sequências didáticas sugeridas. Desse modo, as famílias irão se engajar e expandir as boas práticas para o âmbito do lar. Caso contrário, sempre irão julgar as sugestões como brincadeiras, achando que as sugestões dos professores não têm embasamento, e não poderão oferecer de fato evidências aos professores dos avanços alcançados pela criança, justamente pelo fato de nessa fase da escolaridade o lúdico é tão primordial para o engajamento.


Como facilitar a adaptação nesse novo formato de aulas?
O estabelecimento de combinados facilita o andamento de tudo o que vai acontecer. Confira algumas dicas:
1 – Na semana anterior à aula, é válido que o professor elabore um roteiro com todas as atividades a serem desenvolvidas na semana da aula.
2 – Elaborar um combinado para cada momento da aula. Por exemplo, comportamentos em momentos de aulas mais expositivas, participação em fóruns de discussão etc.
3 – Instruções diferenciadas e modelagem: as instruções do professor devem ser muito mais claras em ambiente digital, e será necessário falar a mesma coisa de diferentes maneiras, captando a atenção das múltiplas inteligências e características de aprendizagem.

High Five Bilingualschool 

O programa bilíngue High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores.  Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando o conhecimento por meio da tecnologia.