A alfabetização e o letramento são processos conectados no aprendizado de uma língua materna. Muitas escolas decidem promover esses processos desde cedo para os alunos, não em uma, mas em duas línguas. Nesses casos, temos o que se chama biletramento, um modelo de ensino adotado em escolas bilíngues.

Isso significa que a segunda língua é inserida na base curricular não apenas como uma disciplina, mas como um aprendizado tão importante quanto a língua materna dos alunos. Ainda parece complicado este assunto? Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o biletramento, confira as informações que reunimos neste post e tire suas dúvidas!

O que é o biletramento?

O biletramento é a capacidade de usar a leitura e escrita em duas línguas de acordo com as necessidades e os contextos variados. Uma criança que passou pelo biletramento não só vai conseguir entender e produzir textos em duas línguas, de forma mecânica, mas usar essas habilidades sempre que quiser ou precisar no dia a dia.

Para entender melhor como funciona o biletramento, vejamos, em primeiro lugar, como acontece a alfabetização e o letramento nas escolas que ensinam apenas uma língua (a língua materna).

Enquanto a alfabetização é a aquisição técnica do sistema da escrita de uma língua, o letramento é a incorporação da escrita na comunicação em contextos diferentes.

É normal que o letramento comece um pouco antes da alfabetização escolar, quando a criança, já no ambiente doméstico, convive com adultos capazes de fazer o uso da escrita e da leitura de forma frequente. A criança pode, por exemplo, interpretar a leitura dos pais em voz alta e perceber que os livros da casa possuem códigos escritos.

Estar em um ambiente no qual a leitura e a escrita são ferramentas de compreensão da realidade permite que uma criança inicie seu letramento em uma língua.

Uma criança letrada consegue usar as habilidades com o código escrito para interagir na sua realidade, mesmo com dificuldades. Na escola, ela aprende como funciona o sistema alfabético da língua e usa esse conhecimento como ferramenta de compreensão do mundo.

Nas escolas que aplicam o biletramento, as crianças são expostas a duas línguas desde cedo e estimuladas a compreender o funcionamento de ambas como ferramentas sociais de interpretação da realidade. Elas entendem como cada língua se constitui e como é usada nas comunidades onde está presente.

Quais são os benefícios do biletramento?

Agora, conheça as vantagens adquiridas por estudantes que passam pelo processo de alfabetização e letramento em duas línguas.

Expansão do repertório cultural

O aprendizado de duas línguas logo na infância é uma oportunidade de as crianças expandirem seus horizontes para além da realidade imediata. É um verdadeiro estímulo para a curiosidade e o descobrimento de novas culturas.

Facilidade para dominar um segundo idioma

O contato com uma língua além da materna, desde a educação infantil, facilita o pleno bilinguismo dos jovens. Quanto mais cedo ocorre esse contato, maior é a possibilidade de aprendizado natural das línguas.

Preparação para o mundo globalizado

A proficiência em uma segunda língua, principalmente o inglês, tornou-se um pré-requisito para grandes oportunidades no mercado de trabalho. Não é à toa que cada vez mais pais e familiares estão preocupados com o aprendizado bilíngue das crianças.

Como funciona nas escolas?

A escola bilíngue proporciona aos alunos o conhecimento sobre o sistema alfabético de duas línguas e a compreensão de como elas são utilizadas, suas funções e práticas sociais.

É normal que as crianças cheguem às escolas bilíngues com um repertório linguístico e cultural maior na língua materna, falada pelos familiares com os quais elas convivem. Então, cabe aos professores envolvidos com educação bilíngue fazer a ponte entre a alfabetização nas duas línguas adotadas pela instituição e o biletramento.

Vale ressaltar que o processo de biletramento diz respeito somente às competências da leitura e da escrita. Já o bilinguismo também abrange as competências de fala e escuta das línguas. Portanto, em uma escola bilíngue, os alunos também acabam desenvolvendo habilidades relacionadas à pronúncia e escuta das línguas adotadas na grade curricular.

Quais são os desafios para a aplicação do biletramento?

Existem alguns desafios que merecem atenção dos educadores interessados em implementar o biletramento nas suas escolas. Veja quais são os principais, a seguir.

Formação dos professores

Um dos maiores desafios para a aplicação do biletramento é, sem dúvidas, a contratação de professores com conhecimentos pedagógicos e experiência para atuar na alfabetização e no letramento em duas línguas.

Afinal, não basta a proficiência nas duas línguas. Para manter as aulas atrativas e relacionadas com a realidade dos alunos, os professores precisam levar para a sala de aula uma pluralidade de perspectivas culturais e que ajudem o aluno a compreender o mundo na perspectiva das línguas.

Integração da segunda língua ao currículo escolar

A incorporação de duas línguas na grade escolar também demanda dos profissionais disposição para aprender e colocar em práticas metodologias ativas de aprendizagem. Por exemplo, atividades com base na metodologia de Aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning ou PBL) ajudam a tornar os assuntos contextualizados.

Tecnologia

As soluções digitais são grandes aliadas da educação e podem contribuir para o desafio de implementar uma proposta de biletramento. Quer uma dica de tecnologia no mercado educacional? O programa High Five Bilingual School propõe aos alunos experiências de aprendizado imersivas no inglês, desde a Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Além de atividades propostas com base na metodologia PBL, o High Five tem como pilares a abordagem Content and Language Integrated Learning (CLIL), que garante a integração da língua aos conteúdos vistos em sala de aula, e o Language Structuring (ELT), que promove o desenvolvimento de materiais voltados para proficiência dos alunos.

Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que você tenha entendido o que é o biletramento e quais são as vantagens desse modelo de ensino. Para as crianças, a exposição a duas línguas desde cedo na escola significa vantagens, como flexibilidade, facilidade para dominar outras línguas e aumento do repertório cultural.

Gostou do conteúdo? Novas tendências na educação estão emergindo nos últimos anos. Se você quer acompanhar essa evolução, venha saber como funciona a alfabetização e o letramento por meios digitais.