Listamos algumas medidas que podem ajudar a manter os alunos e a equipe escolar protegidos.

Listamos algumas medidas que podem ajudar a manter os alunos e a equipe escolar protegidos

O último ano foi muito desafiador para todos, principalmente para os profissionais da área de educação. Adotar o distanciamento social e a adaptação ao novo normal foi – e ainda é – um trabalho árduo, tanto para os alunos, quanto para os educadores. Cerca de 50 milhões de estudantes brasileiros da educação básica foram surpreendidos com a substituição das aulas presenciais para as atividades remotas.

No entanto, com a chegada de 2021 e a esperança de melhora na situação de pandemia que vivemos atualmente, coordenadores, professores e diretores estão empenhados em organizar um retorno seguro aos alunos. Em grande parte dos estados brasileiros, essa retomada acontecerá de forma híbrida – metodologia que combina a aprendizagem on-line com a presencial. 

Para que o retorno aconteça de maneira tranquila, algumas medidas de segurança precisam ser adotadas pelas escolas. Entre elas, ações que já são conhecidas e utilizadas, como o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e distanciamento social. Além dessas precauções, outros métodos também deverão ser aplicados.

Protocolos de segurança

Algumas regras de segurança precisam ser adotadas para manter os alunos e a equipe escolar protegidos. Listamos abaixo algumas medidas que podem ajudar nessa retomada. Confira!

Salas arejadas durante as aulas presenciais

As janelas devem ficar abertas e, ao invés do ar-condicionado, são os ventiladores que devem permanecer ligados. Além disso, recomenda-se que as portas estejam abertas durante os horários de aula.

Distanciamento

Algumas medidas devem ser adotadas para manter o distanciamento no ambiente escolar, entre elas o cancelamento de atividades em grupo e o revezamento dos horários de entrada e saída na escola, da recreação e do número de alunos por sala.

Estratégias de higiene

Tapetes higienizadores para limpeza dos calçados, dosadores de álcool em gel nas entradas, lixeira de tampa com acionamento por pedal e dispensadores de álcool em pontos de maior circulação são fundamentais.  

Desinfecção dos espaços

Mantenha rotinas de aeração, higienização e desinfeção dos espaços escolares e acessos (por exemplo, as maçanetas das portas).

Reorganização dos espaços escolares

Bibliotecas, laboratórios e áreas de esporte devem contemplar todas as medidas necessárias à segurança sanitária. Além disso, marcações de lugares nos refeitórios também ajudam a minimizar a movimentação.

Diretrizes para protocolo de retorno:

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elaborou diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais e cada escola poderá utilizá-lo como base para implementar suas próprias medidas.

High Five Bilingual School

O High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Com o uso de metodologias ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.