A educação híbrida foi considerada uma das maiores tendências para educação do século 21. Este modelo proporciona uma mistura do ensino presencial com o on-line, combinando as experiências tradicionais de sala de aula com as estratégias digitais. Com isso, o aluno é transformado em protagonista de sua aprendizagem, alterando o papel do professor de transmissor para mediador do conhecimento.

Uso das tecnologias no ambiente escolar, misturando o formado off-line com on-line, aumenta o engajamento e a motivação dos alunos

Com as novas demandas impostas pelo surgimento do vírus COVID-19, o crescimento do setor tecnológico e de soluções digitais de aprendizagem – que já era acelerado -, foi potencializado. A pandemia antecipou em mais de cinco anos a transformação digital na educação básica brasileira.

Neste contexto, a educação híbrida foi considerada uma das maiores tendências para educação do século 21. Este modelo proporciona uma mistura do ensino presencial com o on-line, combinando as experiências tradicionais de sala de aula com as estratégias digitais. Com isso, o aluno é transformado em protagonista de sua aprendizagem, alterando o papel do professor de transmissor para mediador do conhecimento.

“As escolas, em geral, ainda estavam ligadas ao modelo tradicional de ensino e acreditavam que esse futuro, com o uso da tecnologia para um aprendizado personalizado e mais efetivo, ainda estava distante. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, mudou tudo”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

Engajamento dos alunos

Com a aproximação do mundo virtual ao contexto da sala de aula, os estudantes abandonaram a ideia de que estudar é um hábito chato e cansativo, uma vez que as tecnologias favoreceram a interação entre os alunos e os professores, aumentando o engajamento dentro e fora do ambiente escolar. Esta integração resultou em mais fixação de conteúdo e rendimento escolar.

Para Julia, aluna do High Five Bilingual School, usar as tecnologias na vivência de um segundo idioma é essencial para a aprendizagem. “A melhor parte é que aprendemos de maneira dinâmica e moldada às minhas necessidades. Me sinto motivada a estudar todos os dias”, afirma.

Soluções digitais do High Five

O High Five Biligual School utiliza soluções educacionais digitais para a personalização da aprendizagem na educação bilíngue, com plataformas que permitem a comunicação on-line, direta e segura entre a escola e a família, gamificação da aprendizagem para gerar engajamento e autonomia, com disciplina de coding e jogos educativos que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de forma lúdica.

Além disso, também conta com uma ferramenta para aulas ao vivo, que permite novas abordagens na educação híbrida, com metodologias ativas, segurança e praticidade. Todas essas soluções podem ser acessadas com um único login, facilitando o controle, a administração e acompanhamento dos resultados pela escola, família e alunos.

Leia também:
Aulas presenciais: como receber os alunos com segurança?
Como manter a Educação Bilíngue em tempos de educação remota?
Baixe uma degustação de pôsteres pedagógicos para volta às aulas mais dinâmicas.

High Five Bilingual School

O High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Com o uso de metodologias ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando a aprendizagem por meio da tecnologia.