“É difícil aprender um novo idioma depois que cresce”. 

Todos nós já escutamos essa frase e ela não é errada. Os pequenos têm sim mais facilidade para aprenderem um novo idioma, mas o aprendizado em inglês pode acontecer em diversas fases da vida. 

Nesse sentido, as escolas podem contar com um programa de educação bilíngue para turmas de alunos de todas as idades. Afinal, aprender um idioma novo, como o inglês, gera benefícios para a vida inteira de uma pessoa. Entenda melhor a seguir! 

Apenas as turmas do Ensino Fundamental se beneficiam com o aprendizado em inglês?

O inglês é um dos idiomas mais falados do mundo, com cerca de 1,2 bilhão de pessoas. Ela está presente nos negócios, no entretenimento, na ciência e tecnologia e em várias outras áreas.

Com um mundo cada vez mais globalizado, a exigência do aprendizado em inglês tem se tornado quase uma unanimidade em processos seletivos para um cargo profissional ou para uma bolsa de estudos fora do país. Nesse sentido, os pais têm notado a importância de colocar os filhos em escolas bilíngues cada vez mais cedo. 

De fato, as crianças pequenas conseguem ter um melhor aprendizado em inglês e em outro idioma com uma maior facilidade do que um adolescente ou um adulto, devido a facilidade de absorver conhecimento nessa fase da vida. 

Entretanto, isso não significa que apenas as escolas com Ensino Infantil ou Fundamental podem oferecer o ensino bilíngue. 

De acordo com um estudo publicado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), localizado nos Estados Unidos, uma pessoa está apta para aprender outro idioma similar ao nativo até os 18 anos, ou seja, nos anos finais do Ensino Médio. E mesmo assim, não quer dizer que um adulto não possa aprender uma segunda língua.

Dessa forma, as escolas que não oferecem o Ensino Fundamental – anos iniciais, podem oferecer um ensino bilíngue. Inclusive, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) institui que o aprendizado em inglês é obrigatório no eixo de linguagens a partir dos anos finais do Fundamental. Segundo o documento: 

“Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias.”

5 benefícios do aprendizado inglês 

Os alunos do Ensino Médio podem se beneficiar com o ensino bilíngue da mesma forma que as crianças pequenas. Veja a seguir as principais vantagens do aprendizado do inglês, informações que podem ser usadas pela escola para reforçar os pais e responsáveis sobre a importância do idioma.

1. Preparação para o mercado de trabalho

O aprendizado em inglês em qualquer idade contribui para alcançar as melhores oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Isso porque, com o avanço da tecnologia e da globalização, as fronteiras entre países quase não existem.

Dessa forma, uma empresa pode ter diversos escritórios ao redor do mundo. Assim, o inglês passou a ser um diferencial para e se tornou um requisito obrigatório em diversos setores e cargos.

A prova disso é que, segundo levantamento feito por uma agência de recrutamento e divulgado pelo portal G1, um estagiário ou trainee com fluência em inglês ganha mais que o dobro do que um profissional com inglês básico na mesma função. 

Como esse fato se consolidará cada vez mais, uma escola com ensino bilíngue prepara a mão de obra para o mercado de trabalho do futuro. 

2. Intercâmbio cultural

O aprendizado em inglês também favorece o intercâmbio cultural por ser uma língua considerada global. Com auxílio da tecnologia, é possível conhecer e conversar com pessoas das mais diferentes culturas com redes sociais, bate-papo no videogame e aplicativos de conversa. 

Dessa forma, a criança ou adolescente vai estar em contato com pessoas que seguem regras, costumes e valores diferentes das quais eles estão acostumados. Isso é importante para entender e respeitar desde cedo as diferenças. Outro ponto é que o idioma fortalece a construção de uma rede de contatos profissionais, acadêmicos e/ou sociais. 

3. Acesso a entretenimento 

Série, filmes, livros, música, videogames… A indústria do entretenimento produzido nesse idioma é gigantesca, sobretudo com a popularização dos serviços de streaming. 

Apesar de algumas coisas virem para o Brasil com legenda ou dublagem, nem tudo que é produzido fora do país recebe esses recursos. Além do mais, pode haver erros de tradução que prejudiquem o entendimento do conteúdo. 

Outro exemplo são os videogames, que nem sempre é legendado, o que dificulta a jogabilidade. Por isso, o aprendizado no inglês possibilita o fácil acesso não apenas a produtos de entretenimento, mas também a uma infinidade de informações e conteúdos. 

Leia também: Quer tornar as aulas de inglês mais divertidas? Veja 6 filmes para entreter os alunos

4. Possibilidades de estudar fora do país 

A maioria dos renomados programas de intercâmbio ao redor do mundo exigem exame de proficiência nessa língua como requisito de aprovação. Como o aprendizado no inglês leva tempo, não há como se tornar fluente pouco tempo antes do processo seletivo começar.

Para muitos estudantes que estão no Ensino Médio, realizar um intercâmbio de poucos meses ou estudar em uma universidade fora do país é um sonho de vida. Nesse sentido, é importante que esse jovem saia da escola preparado para essa fase. 

Além do mais, o aprendizado no inglês permite ter acesso a materiais acadêmicos que serão úteis para as mais diversas etapas educacionais. Assim, mesmo que o estudante queira fazer um curso superior dentro do Brasil, saber esse idioma também será importante.

5. Desenvolvimento de habilidade cognitivas e socioemocionais  

O aprendizado do inglês na escola também favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas e competências socioemocionais importantes para o futuro das crianças e adolescentes.

É comum, por exemplo, que os alunos precisem conversar entre si para exercitar a oralidade. Isso faz com que, aos poucos, os alunos percam a timidez e desenvolvam a socialização e o trabalho em equipe. 

Além do mais, aprender uma segunda língua estimula diversas áreas do cérebro, favorecendo funções como:

  • fortalecimento da concentração e memória;
  • aprimoramento das tomadas de decisões;
  • facilidade em realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Conheça o programa de educação bilíngue High Five 

Com tantos benefícios, é claro que uma escola que oferece ensino bilíngue se coloca à frente da concorrência. Por isso, investir no ensino do inglês pode ser o diferencial que sua instituição precisa para se destacar no mercado educacional. 

Para implementação desse processo na sua escola, conte com o programa de educação bilíngue High Five. Por meio de metodologias ativas e projetos alinhados à BNCC, o High Five promove o ensino do inglês de forma totalmente imersiva e natural. 

Se você deseja levar essa inovação para sua escola, acesse o site para conhecer o programa ou fale com um consultor High Five para sanar dúvidas.