Em qualquer fase da vida de uma criança ou adolescente, ingressar em uma nova escola pode ser desafiador. Especialmente quando falamos da adaptação escolar na educação bilíngue, para muitas pessoas, as dúvidas de como acontece esse processo são ainda maiores.

Quando se trata da primeira vez na escola, não é incomum que a integração leve algum tempo, pois tudo é novo e as crianças podem estranhar o ambiente, cheio de pessoas diferentes, atividades e regras.

Já crianças que mudam para uma nova escola podem reagir com desconforto ou resistência. Ainda mais se a transição acontece no meio de um nível de ensino e/ou para uma instituição com um projeto pedagógico completamente diferente ― como é o caso de da transferência de uma escola tradicional para outra de educação bilíngue.

Para que esse momento ocorra de maneira mais tranquila, é preciso haver um planejamento conjunto entre a escola e a família, a fim de facilitar a familiaridade do aluno com o novo ambiente e a proposta pedagógica. Vamos conversar sobre isso? Acompanhe este artigo.

Como é o processo de adaptação escolar na educação bilíngue?

A adaptação escolar pode ser considerada como o processo pelo qual os alunos aprendem a agir de forma adequada em um novo ambiente educacional. Para cada faixa etária, existem pontos de atenção importantes, a fim de que a criança consiga não apenas construir relacionamentos interpessoais positivos, mas também, acompanhar as atividades pedagógicas e ter um alto rendimento.

No caso da adaptação escolar na educação bilíngue, há alguns pontos especiais a serem levados em consideração, sobre os quais vamos comentar refletir a partir de agora.

Integração com a escola

Para que a adaptação escolar seja bem-sucedida, não pode faltar amorosidade. Dessa maneira, os primeiros dias de aula precisam ser repletos de atividades lúdicas com o intuito de promover a socialização de alunos novos e veteranos, bem como apresentar as disciplinas, professores, ambiente de estudos, estilo de aula etc.

Essa programação visa a criar uma sensação de pertencimento com a escola, favorecer laços de amizade e auxiliar na integração com os profissionais da escola.

Adequação à nova carga horária

O primeiro grande impacto da adaptação em uma escola bilíngue é com relação à nova rotina. Isso porque, nas bilíngues e internacionais, a carga horária tende a ser bem mais ampla.

Para tanto, a escola desenvolve uma série de atividades adaptativas, a fim de que os alunos tenham um ingresso sem traumas, especialmente, os mais velhos que já mudaram de escola. Isso inclui se acostumar com a grade curricular, desenvolver habilidades no novo idioma, vencer uma possível sensação de estar atrasado e se integrar com o ambiente e os colegas.

Para você ter uma ideia da diferença de proposta e de carga horária, as escolas bilíngues trabalham a ênfase ao ensino do idioma estrangeiro, com aulas em inglês e português, além de mais aulas do idioma. Já as escolas internacionais seguem o currículo do país regente, em geral, estadunidense, britânico ou canadense, incluindo o calendário letivo.

Acompanhamento personalizado em sala de aula

Quando falamos da adaptação escolar na primeira infância, é natural que os pais esperem um acompanhamento personalizado. Afinal, as necessidades dos pequenos são específicas de cada faixa etária.

Já no caso dos maiores, em que a educação bilíngue está presente, de fato, nas disciplinas obrigatórias, a escola precisa trabalhar o nivelamento desse aluno em relação aos demais, inclusive, com aulas de reforço e uma atenção especial ao aluno ingressante com o auxílio dos professores em sala de aula.

Parceria com a família

A família tem um papel fundamental no sucesso da adaptação escolar na educação bilíngue. Em primeiro lugar, é preciso ser estabelecido um laço de confiança e respeito às regras e condutas da escola.

Além disso, em casa, é preciso que a família seja um ponto de apoio ao aluno, ouvindo suas impressões, percebendo seu comportamento e acompanhando as lições e tarefas de casa. Ao fazer isso, a família consegue observar questões importantes e dar feedbacks que permitam à escola conhecer melhor o aluno e agir diante de alguma situação mais desafiadora, tanto do ponto de vista social quanto pedagógico.

Qual a importância e quanto tempo dura o processo adaptação escolar na educação bilíngue?

Como a educação bilíngue afeta diretamente a grade curricular, o período de adaptação dos alunos é importante para que se acostumem com essa abordagem, especialmente, se nunca vivenciaram tal proposta. A rotina da educação bilíngue se difere significativamente do ensino tradicional.

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu novas diretrizes pedagógicas, as quais entraram em vigor em janeiro de 2021. Elas determinam, entre outras coisas, a carga horária mínima para o ensino da língua adicional, quais matérias devem ser ministradas obrigatoriamente em português e o nível de formação dos professores. Com isso, é fundamental que o aluno esteja completamente adaptado à nova rotina.

Cada escola define a melhor programação de adaptação escolar na educação bilíngue. Dependendo do nível de ensino e dos objetivos, ela pode começar com encontros dias antes do período letivo oficial, além de contar com entrevistas, aulas de reforço e testes de nivelamento, entre outras estratégias.

A duração dos programas de adaptação escolar na educação bilíngue também varia conforme a faixa etária, o nível de ensino e o conhecimento prévio no idioma estrangeiro. Logo, cabe à escola identificar as reais necessidades dos novos alunos e, assim, traçar as melhores estratégias de integração.

Quais cuidados a família deve tomar na fase de adaptação escolar?

Independentemente da proposta pedagógica, alguns cuidados por parte da família são essenciais para uma adaptação escolar tranquila. Entre eles, destacamos:

  • visitar as instalações da escola antes do início do ano letivo, a fim de conhecer as salas de aula, profissionais e o projeto pedagógico;
  • criar uma rotina de preparação para ir à escola, evitando momentos de estresse em casa;
  • transmitir segurança na hora da despedida;
  • ouvir as dores e os questionamentos dos pequenos;
  • incentivá-los em momentos de dúvidas e insegurança;
  • observar comportamentos como falta de interesse na escola, medo, choro excessivo etc. Isso pode ser sinal de que algo não está bem;
  • sempre transmitir mensagens positivas sobre a escola. Dúvidas ou descontentamentos devem ser conversados com professores e a coordenação.

Neste post, trouxemos as principais informações para que a adaptação escolar na educação bilíngue aconteça sem grandes empecilhos. Ao seguir essas dicas, você terá mais chances de ajudar a criança a atravessar a fase de mudança com mais tranquilidade.

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