A abordagem CLIL é uma forma muito eficaz de aprender inglês. Em um mundo cada vez mais conectado pela Internet, o inglês tem papel central na comunicação. Apesar de perder em número absoluto de falantes para o mandarim, idioma falado na China, o inglês é o idioma mais usado para se comunicar na rede mundial de computadores.

Falar inglês proporciona diversas possibilidades, desde fazer viagens, passando pela realização de intercâmbios estudantis, até oportunidades de trabalho. Cada vez mais requisitada, a abordagem CLIL amplia a eficácia da aprendizagem de um segundo idioma ao colocar o aluno em contato com conceitos e conteúdos de diversas disciplinas em inglês.

A abordagem CLIL

CLIL é uma abordagem de ensino da língua inglesa baseada em conteúdo (content learning). Muito mais que ensinar inglês, os programas bilíngues que usam a abordagem CLIL trabalham conceitos universais de diferentes disciplinas em inglês.

A sigla CLIL significa: content and language integrated learning. Traduzindo para o português: aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem.

Apesar de muitas instituições de ensino usarem essa abordagem, CLIL não é sinônimo de escola bilíngue. Além disso, momentos CLIL podem ser usados no contexto de uma aula com uma abordagem mais comunicativa.

A proposta da abordagem CLIL é ministrar conteúdos no segundo idioma, no caso, em inglês. Assim, o aluno deverá progredir simultaneamente na compreensão dos conceitos em questão e na compreensão do idioma.

Como o conteúdo é ensinado em inglês, na abordagem CLIL as habilidades no segundo idioma são desenvolvidas simultaneamente às habilidades e os aprendizados de cada conteúdo.

Os benefícios da abordagem CLIL

A abordagem CLIL oferece muitos benefícios em relação ao ensino tradicional de inglês e existem diversas pesquisas que demonstraram isso. Além de aumentar a motivação dos alunos para o ensino, a abordagem CLIL proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas, como memória, atenção e percepção.

CLIL estimula o uso da língua estrangeira como uma ferramenta de aprendizagem de conteúdos acadêmicos e não apenas para comunicação interpessoal, como acontece no ensino tradicional da segunda língua.

A abordagem CLIL leva em consideração os diferentes perfis de cada aluno para a participação de cada tarefa. A linguagem é funcional e abordada a partir do contexto em que estão os sujeitos. Outros benefícios proporcionados por essa abordagem são:

  • Multiculturalidade;
  • Mais engajamento e motivação por meio da contextualização de conteúdos;
  • Mais eficácia no desenvolvimento linguístico;
  • Melhor preparo para a vida acadêmica e profissional.

Os princípios da abordagem CLIL

Os alunos que estudam em instituições que oferecem programas com a abordagem CLIL têm um objetivo duplo: aprender o conteúdo das disciplinas e, simultaneamente, a habilidade de se comunicar na língua estrangeira.

Para conseguir ótimos resultados no que diz respeito ao ensino da língua inglesa, a CLIL segue alguns princípios fundamentais para nortear os profissionais que mediarão o processo de ensino-aprendizagem usando essa abordagem, são eles:

  • conteúdo: é o conjunto dos conteúdos disciplinares, as áreas de conhecimento e, também, os conteúdos e os conceitos usados para a aprendizagem do inglês com a abordagem CLIL;
  • cultura: refere-se ao contexto cultural dos estudantes a quem os conteúdos se referem. A abordagem CLIL considera a cultura e a língua dos alunos que estudam em inglês;
  • comunicação: a abordagem abrange as quatro esferas do aprendizado: fala, escuta, escrita e leitura.
  • cognição: o CLIL tem como um dos seus objetivos desenvolver habilidades cognitivas dos alunos. Desde o conhecimento e a compreensão até a capacidade de aplicar o idioma de forma mais complexa, fazendo análises, formulando hipóteses, considerações e opiniões.

Esse princípios contribuem para deixar os alunos mais motivados para as aulas. Além disso, o aprendizado com a abordagem CLIL ocorre a partir de um contexto, o que facilita a aquisição da língua inglesa na prática.

A implementação da abordagem CLIL

A implementação de metodologias baseadas nos conceitos de CLIL devem seguir algumas orientações básicas. Em primeiro lugar, o corpo docente deve ser qualificado e fluente nos dois idiomas. As escolas devem investir na formação desses profissionais e fornecer treinamentos relacionados aos idiomas em questão e também nas metodologias de ensino bilíngue.

Os professores de inglês precisam estudar e absorver a metodologia para poder ministrar aulas com a abordagem CLIL. Claro que toda a experiência que os professores de inglês têm é muito válida para trabalhar com metodologias que usam a abordagem CLIL. A grande diferença é que, na abordagem CLIL, os professores devem dar aulas em inglês e não de inglês.

O High Five — um programa bilíngue com abordagem CLIL

O programa bilíngue High Five utiliza a abordagem CLIL e oferece soluções digitais que propõem a vivência do inglês, com o objetivo de garantir uma experiência imersiva, na qual os alunos possam aprender o idioma de forma natural.  

Com a abordagem CLIL, o High Five integra o inglês aos assuntos acadêmicos. Dessa forma, o aluno pode ter uma experiência natural de aprendizagem e chegar aos seus próprios resultados de maneira intuitiva, tanto no desenvolvimento do inglês quanto no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos das demais disciplinas.

Uma das soluções digitais que o programa High Five oferece é a plataforma online EducaCross. Essa plataforma foi desenvolvida a partir da abordagem CLIL, sendo voltada para atividades lógico-matemáticas. Assim, o EducaCross oferece um ambiente lúdico e eficiente para a fixação da língua inglesa.

Gostou da abordagem CLIL? Para saber mais sobre esse tema, não deixe de ouvir o PodCast Bilíngue #Now, do High Five Bilingual School, sobre o desenvolvimento da abordagem CLIL nas escolas.