Blog High Five

3 dicas para melhorar o aprendizado bilíngue no período de distanciamento social

3 dicas para melhorar o aprendizado bilíngue no período de distanciamento social

Há mais de um mês o afastamento social foi adotado como medida protetiva contra o Covid-19. Lidar com a incerteza sobre quando a vida irá retornar ao normal vem sendo um processo emocionalmente difícil para a grande maioria das pessoas ao redor do mundo.  Enquanto isso, a rotina está sendo ressignificada no ambiente do lar, com todos seguindo orientações governamentais e oficiais no intuito de evitar a rápida propagação vírus.


De uma hora para outra, adultos passaram a trabalhar em regime de home office; os estudantes tiveram que se adaptar ao aprendizado a distância; professores se tornaram youtubers iniciantes, compartilhando diariamente todo o conteúdo programado por vídeo on-line via aplicativos de relacionamento e comunicação em grupo.


Conheça as soluções digitais do High Five e baixe o modelo de plano de aula

Nesse momento, muitas dúvidas permeiam escolas que possuem programas bilíngues. Será que o conteúdo transmitido aos estudantes está sendo absorvido? O tempo para a realização das atividades está sendo otimizado? Como saber se os alunos estão praticando o idioma no dia a dia? Como mensurar a aprendizagem por evidências de aproveitamento?


Diante dessas dúvidas, preparamos três dicas para a sua escola utilizar com os alunos e aumentar a efetividade da aprendizagem.


1 – Lance desafios para os alunos
Durante o período de afastamento social e aprendizagem a distância, é ideal que os alunos continuem se sentindo motivados e com muita vontade de praticar o idioma, mesmo longe da escola. Por isso, proponha desafios que contextualizem o uso da língua em situações que engajem e encantem os estudantes! ⠀

Trazemos aqui duas sugestões: ⠀

– Inglês com música: Peça para os alunos ouvirem uma música em inglês e desenharem o que entenderam; depois, peça para tentarem adivinhar a música escolhida pelo colega a partir do desenho. *Obs.: Esta atividade possibilita ampliar a sequência didática para o trabalho com estruturação da língua em contexto, por exemplo, uma vez que se propõe uma música específica, cuja letra aborde o tema gramatical a ser trabalhado após a interpretação inicial através do desenho.

– Inglês com desenho animado/filme: Peça para os alunos assistirem um desenho/filme em inglês e depois gravarem um pequeno vídeo descrevendo o que entenderam; em seguida tentarem adivinhar o desenho assistido um do outro. ⠀


2 – Defina um tempo para os alunos fazerem as atividades
Diferentemente do ambiente escolar, no contexto de aprendizagem a distância o aluno não fica a manhã toda assistindo aula. Desse modo, é importante enviar o conteúdo com tempo determinado para realização de cada atividade. ⠀
Suponhamos que o tema da aula seja Biodiversidade. Abaixo está uma sugestão de como a sequência pode ser distribuída:⠀
– 5 minutos para ler ou assistir algo relacionado ao tema proposto pelo professor. ⠀
-15 minutos para responder questões relacionadas ao tema Biodiversidade e posterior envio para que o professor colha evidências de aprendizagem. ⠀
-15 minutos para participar de fóruns de discussão em inglês sobre a importância de proteger o meio ambiente.


3 – Acompanhe a entrega das atividades
No momento de instrução da atividade, é extremamente importante mencionar aos alunos como prefere que as atividades sejam entregues para sua conferência e colheita de evidências de aprendizagem. Proponha prazos possíveis para que os estudantes tenham senso de responsabilidade e a sensação de dever cumprido, garantindo a aprendizagem de todo o conteúdo proposto.

High Five Bilingualschool 

O programa bilíngue High Five Bilingual School propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária, prezando pela experiência positiva dos cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores.  Com o uso de Metodologias Ativas e conteúdo alinhado à BNCC, as aulas no High Five utilizam a língua inglesa como instrumento de aprendizagem e trabalham temáticas socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, individualizando e potencializando o conhecimento por meio da tecnologia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *